Otite externa – Os cuidados que devemos ter para prevenir esse problema

Share on facebook
Share on pinterest
Share on linkedin

Você sabe o que é Otite externa? Em entrevista ao site aRede o nosso Otorrino, Dr. Natal Bobato Neto fala sobre os cuidados e precauções que devemos ter para evitar problemas como esse.

Em entrevista ao site a rede nosso Otorrino, Dr. Natal fala sobre os cuidados que devemos ter nesse verão com nossos ouvidos, se você não conhece a otite externa, acompanhe a entrevista republicada aqui no blog.

Otite externa é uma doença que fica comum nessa época do ano. Confira os cuidados a serem tomados.

Mar, piscina, rio, cachoeira, umidade e falta de cuidado com ouvido. Esta é uma combinação perfeita para provocar um tipo de doença que é bastante comum nessa época do ano: a otite externa. Uma infecção causada por fungo ou bactéria que acomete a parte de fora do ouvido.

O médico otorrinolaringologista, Natal José Bobato Neto, alerta que alguns cuidados simples são fundamentais para evitar este tipo de doença. Segundo ele, o verão é uma época de contato maior com a água, o que pode significar uma predisposição à doença se não forem tomados alguns cuidados.

“Secar bem o ouvido e evitar qualquer tipo de trauma, causado por uma haste flexível, por exemplo, são as melhores medidas de prevenção”, explica. Para ele, crianças entre 7 e 12 anos estão entre as mais propensas a apresentarem a otite nessa época do ano, justamente por não secar corretamente.

O contato excessivo com a água acaba removendo uma barreira natural de proteção que o ouvido tem, deixando-o assim mais exposto. “Podemos dizer que o nosso ouvido é autolimpante e por isso não há a necessidade de utilizarmos nenhum mecanismo, além de uma tolha ou pano fino para secar e higienizar.

A haste flexível pode traumatizar o local e provocar uma lesão, facilitando a infecção”, reforça. Neto explica que o uso do secador de cabelo de forma cautelar e a uma distância aproximada de um metro também é uma medida preventiva, bem como uma compressa com pano morno após um dia de praia ou piscina. “Se a dor for intensa e persistente, procure um profissional médico e evite sempre a automedicação”, orienta.

Fonte: arede.info

Deixe um comentário

Sobre a Inpelle

A Inpelle é a Clinica feita pra
você, sempre buscando a melhor estrutura e atendimento para um melhor conforto e satisfação de quem nos procura.

Nosso diferencial é atender sempre cada um de forma individualizada, respeitando suas características únicas. Clinica estética que cuida da sua saúde e uma clinica de saúde que cuida da sua estética!

Postagens Recentes

Curta nossa página no Facebook

Vídeos Inpelle

Reproduzir vídeo

Quer saber mais informações? Deixe seu E-mail

Ao se cadastra em nossa lista você passa a receber em seu e-mail promoções exclusivas para cadastrados

Fechar Menu